Métodos para obtenção de machos da tilápia

Métodos para obtenção de machos da tilápia

Motivos para se produzir somente os machos

     Na tilapicultura somente os machos são viáveis para comercialização por serem maiores que as fêmeas. Por este motivo foram desenvolvidas algumas técnicas para que somente os machos sejam cultivados, e estas técnicas são a hibridação, sexagem e a reversão sexual, e você vai entender o motivo de a reversão sexual ser a mais utilizada.

Hibridação

     Este método basicamente se trata de cruzar a fêmea da tilápia do Nilo com o macho da tilápia do Zanzibar, assim gerando indivíduos 100% machos e férteis.
Este método acabou fracassando devido a vários fatores, e alguns deles são que os adultos acabavam matando os alevinos e também os machos matavam as fêmeas.

Sexagem

     Um dos primeiros métodos de cultivo para obtenção de machos foi a sexagem, que é a seleção manual dos peixes. É preciso um profissional especializado para olhar a quantidade de orifícios pois as fêmeas possuem três e os machos 2.
     Esta metodologia também não deu certo pois os gastos com ração aumentavam e precisava de maior número de pessoas especializadas na operação.

Reversão sexual

A reversão sexual é o método mais barato e eficiente de para obtenção de machos, e também é por causa dele que a tilápia é o peixe mais cultivado do brasil.
     Nesta técnica é adicionado a ração um hormônio masculinizante chamado de 17 alfa–metil testosterona sua sigla é o MT.  Este hormônio é dado á tilápia quando ainda estão jovens por um período mínimo de 28 dias.
     É preciso tomar muito cuidado pois qualquer erro pode causar o fracasso neste método e os principais fatores que podem atrapalhar a reversão são os tipos de hormônio, dose empregada, e duração do tratamento. Este método apesar de ser considerado muito simples é graças a ele que a tilapicultura hoje não é um fracasso no brasil.

Comentários