TILÁPIA DO NILO

Artigo gentilmente cedido pelo site criarpeixes


TILÁPIA DO NILO
Nome científico: Oreochromis niloticus
Reino: Animalia
Filo:   Chordata
Classe:   Actinopterygii
Ordem:  Perciformes
Família: Cichlidae
Gênero: Oreochromis
A tilápia do Nilo é um peixe de coloração acinzentada da família Cichlidae, que quase não apresenta dimorfismo sexual então para leigos é difícil diferenciar a fêmea do macho, porém os machos costumam ser bem maiores e adquirem uma coloração mais avermelhada quando querem atrair as fêmeas.
É um peixe de origem africana em que os primeiros exemplares trazidos para o brasil chegaram no ano de 1971, e se adaptaram muito bem ao nosso clima tropical. Pois esta espécie desenvolve-se bem em águas quentes com temperaturas entre 26°C e 28°C, e como a temperatura está relacionada com o crescimento e a reprodução das Tilápias o Brasil tornou-se um verdadeiro “paraíso” para elas, o que acaba ameaçando seriamente as espécies nativas pois algumas pessoas irresponsáveis as soltam na natureza e esta ação causa danos terríveis ao nosso ecossistema devido ao fato de ela ser uma espécie exótica e não possuir predadores naturais. Uma atitude que poderia amenizar este problema de espécies invasoras seria dar maior ênfase ao estudo de ecologia nas escolas.
BREVE HISTÓRICO DA TILÁPIA
A Tilápia do Nilo já é cultivada há milênios, existe evidências de que os antigos egípcios já as cultivavam há mais de 4000 anos.
Foi só entre 1940 1950 que esta espécie começou a ser cultivada em várias partes do mundo ficando bastante popular no continente asiático principalmente na china.
Esta espécie foi trazida para o Brasil no ano de 1971. E os primeiros exemplares que começaram o cultivo que começaram em 1982 no paraná vieram da costa do marfim.

ALIMENTAÇÃO
Sua alimentação é omnívora logo aceita com facilidade vário tipos de alimento como ração e alimentos naturais como fitoplâncton, zooplâncton, insetos aquático e vermes.
REPRODUÇÃO
Possuem reprodução precoce a partir dos quatro meses já podem começar a pôr ovos, com uma frequência de 7 a 8 ninhadas por ano e cada ninhada produz cerca de 100 a 1000 ovos.
TILÁPIA NA ECONOMIA
A Tilápia é sem sombra de dúvidas a espécie mais produzida na aquicultura brasileira é uma das mais produzidas no mundo, sendo que a china é o maior produtor.
A melhor maneira de comercializá-las é através de pesque pagues, frigoríficos e para exportação. Recentemente sua pele tem sido usada no tratamento de queimaduras e apresentado bons resultados. 
Os consumidores geralmente exigem peixes com peso mínimo de 500g, pois peixes grandes são mais atrativos.
Uma parte deste mercado ainda se mantém na informalidade o que não é bom pois a origem dos peixes e as práticas de manejo corretas determinam se a criação terá um bom rendimento na comercialização.       
OUTRAS ESPÉCIES
Tilápia do Zanzibar
Tilápia vermelha
Tilápia tailandesa
Tilápia moçambicana
Tilapia aurea
tilápia-azul (Oreochromis aureus);







Comentários